quarta-feira, 18 de maio de 2011

Free Ricardo Costa: Imprensa americana começa a divulgar o caso

The Eighth Amendment to the U.S. Constitution says: "Excessive bail shall not be required, nor excessive fees imposed, nor cruel and unusual punishments inflicted."
("A 8a. Emenda da Constituição dos EUA diz: Fianças excessivas não devem ser requisitadas ou mesmo multas excessivas impostas, ou crueldade e punições incomuns aplicadas")


Após 880 dias, 3 horas e 35 minutos da sua prisão injusta, Ricardo Costa e seu terrivel drama estão sendo divulgados na imprensa americana. Até agora, nos EUA, era uma notícia circunscrita a comunidade brasileira (!) nos EUA, comentada ao pé do ouvido, pois, é óbvio, hóspedes indesejados que são, não podem ficar comentando em voz alta, devido ao risco de serem pegos na mesma armadilha que tantos outros já caíram.

Saiu no "The Arizona Republic": http://www.azcentral.com/arizonarepublic/news/articles/2011/05/14/20110514arizona-brazilian-jail-custody.html

Ricardo é um bom cidadão, com amigos de alta influência nas comunidades de Sedona e Yavapai (dois municipios do Estado do Arizona onde Ricardo residiu), dos pais de crianças que o tiveram como técnico de futebol ao pastor da igreja local e o presidente do conselho escolar.

A gringa madame ex-esposa, ANGELA DENISE MARTIN é descrita pelo ex-noivo, (relacionamento anterior ao casamento com Ricardo Costa) James Bruch como uma "pessoa passível de criar falsas denúncias criminais contra qualquer um que lhe pise o calo". Ele sabe melhor que qualquer um, pois, por ter encerrado o relacionamento, Bruch viu-se numa "camisa de sete varas" com Angela Denise Martin. Ela o atacou em fúria, devido ao seu rancor e desprezo a vida alheia. James Bruch enviou uma carta ao Ricardo Costa contando em minúcias o fim aterrorizador do relacionamento dele com a mãe dos três filhos do Brasileiro.

Outro trecho da reportagem que RATIFICA todos as informações que a familia do "homem de 75 milhões de dólares" tem liberado a imprensa Brasileira, é sobre a "psicóloga" Linda Bennardo (que é a "psicóloga" americana das crianças do Ricardo E não tem ligação nenhuma com a avó de outra criança com Cidadania Brasieira, viu fake? Prestou atenção, fake querida??). Linda Bennardo denunciou Ricardo ao Conselho Tutelar deles ( Child Protective Services ), enquanto mami Angela denunciava na delegacia. Enquanto isso, Ricardo ia tocando sua vida, começando um relacionamento novo, cuidando do seu empreendimento, uma construtora, tudo na mais santa inocência. Só que, como já foi noticiado aqui, a " licensed professional counselor " vulgo "psicóloga" teve sua licença cassada há mais de 10 meses por manipular crianças contra seus pais em casos de divórcio. Só no Estado do Arizona, foram 3 casos, sem contar com o do Brasileiro. Em outros Estados americanos, a "psicóloga" também tem processos contra ela pelos mesmos motivos. Veja estes casos citados na reportagem:


"But prosecutors now have a problem with their key witness: Bennardo, the therapist who initiated abuse allegations against the father, surrendered her license last year to end an investigation of misconduct in similar cases.
According to the state Board of Behavioral Health Examiners, Bennardo in 2006 wrote a letter seeking to block another divorced dad from visiting his son based almost exclusively on claims made by a wife. It placed Bennardo on probation for numerous ethical violations.
Two years later, the counselor treated a 3-year-old girl for issues related to custodial visits. The board found that Bennardo accepted a mother's allegations of domestic violence without contacting the father. After just three play sessions with the child, investigators said, Bennardo testified in a hearing that the little girl suffered from trauma caused by the father."


(TRADUÇÃO: Mas a acusação agora tem problemas com sua testemunha chave: Bennardo, a terapeuta que iniciou as alegações de abuso contra o pai, teve a licença cassada no ano passado ao fim de uma investigação de má conduta profissional em casos parecidos.
De acordo com o Conselho Estadual de Examinadores da saúde comportamental, Bennardo, em 2006 escreveu uma carta pedindo para bloquear a visitação de outro pai ao seu filho, baseado em quase exclusivamente nas reclamações da ex-esposa. Tal alegação colocou Bennardo em provação de numerosos casos de violação da ética. Dois anos depois, a conselheira cuidou de uma criança de 3 anos por questóes relacionadas as visitas de custódia.
O Conselho achou que Bennardo aceitou as alegações da mãe de "violência doméstica" sem contactar o pai antes. Com apenas 3 sessões de terapia lúdica com a criança, dizem os investigadores, Bennardo atestou em uma audiência que a menininha estava sofrendo de trauma causado pelo pai
.)

Quando preso em dezembro de 2008, Costa foi interrogado pela policia sobre as acusações. Relata a reportagem que ele negou as acusações e que disse que Angela Martin ameaçou-o de colocá-lo na cadeia ou de ser deportado se o casamento acabasse. Ocorre que Ricardo Costa tem greencard desde 1993, quando se casou com o demo (opa!) e esse documento pode ser revogado em caso de acusações criminais.

Um detetive chamado Christopher Stevens diz que Angela Martin alega poder elencar inúmeras testemunhas que ratificariam o seu argumento contra Ricardo ("um homem mal e violento"), mas nem esse detetive tem fé nas palavras dela, pois para essas mesmas testemunhas de Angela, Ricardo "é a pessoa que primordialmente cuidava dos filhos".

Já, do lado das testemunhas a favor de Ricardo Costa, ele é citado por diversos vizinhos no município como "um pai e técnico maravilhoso". As acusações contra Ricardo, inicialmente 12, foram caindo uma a uma, até que restou apenas uma, que é na qual o Judiciário do xenofóbico Estado está se agarrando com unhas e dentes para não escancarar os erros e a trama contra Ricardo inicialmente entre a rancorosa senhora ex-mulher, a terapeuta picareta e o juiz.

Ricardo segue sem julgamento.

Enquanto isso, os segundo, minutos, horas e dias vão se esvaindo, um a um. Tempo que ele poderia estar produzindo, em que ele poderia estar ao lado dos filhos. Tempo em que ele poderia e deveria estar no Brasil com os filhos, enquanto mami Martin poderia estar vestindo roupinha laranja atrás das grades.


***


E a NBC entrou na parada, apresentando um documentário a respeito do Ricardo.

2 comentários:

  1. Até que enfim a NBC deu uma dentro.

    ResponderExcluir
  2. 896dias preso sem direito a julgamento ...
    A Constiuição Americana assegura o direito ao Fast Trial, que é o julgamento apos 150dias de prisão e tambem direito a uma fiança de acordo com as possibilidades financeiras da pessoa.
    Ricardo nao teve nem um, nem outro. Já passou 6vezes o tempo para o Fast Trial, e a fiança é a maior de TODA historia dos EUA: US$75Milhoes de dolares CASH ONLY -Me diga se isso nao é preconceito e discriminação!

    ResponderExcluir