domingo, 14 de agosto de 2011

Voo 1907: Dia dos pais sem os pais


Emocionante texto de Rosane Gutjar, publicado no "O Dia online", http://odia.terra.com.br/portal/opiniao/html/2011/8/rosane_gutjahr_no_dia_dos_pais_184694.html


Rosane Gutjahr: No Dia dos Pais...
Diretora da Associação de Familiares e Amigos das Vítimas do Voo 1907

Rio - Eu, Rosane Gutjahr, e minha filha, Luiza, lembramos de tudo. Quase um mês após o Dia dos Pais de 2006, em 29 de setembro, soubemos que Rolf, meu marido e pai da Luiza, morreu no voo 1907 da Gol. O acidente ocorreu pelas falhas de dois pilotos americanos a bordo do jato Legacy que colidiu com o avião brasileiro, matando todos os 154 passageiros e tripulantes.
No Dia dos Pais, revivemos cada momento que passamos juntos após a chegada da Luiza, que tinha só 4 anos quando Rolf faleceu, mas que até hoje lembra dos brinquedos que ele lhe trazia, do ‘travesseirinho’ que era a barriga dele e do abraço apertado que ela ganhava do pai. Ela não deixa que eu me desfaça dos objetos dele. Acho que ela ainda espera que ele volte.
Um pai faz falta. Um superpai, como o Rolf, deixa saudade. É triste, principalmente na idade dela. Há homenagens lembrando-nos de comemorar a data. Tento lembrar os momentos que passamos juntos, mas é difícil deixar de lado a angústia que passamos nos Dias dos Pais após aquele 29 de setembro.
Explicar para a Luiza que os culpados pela morte do pai dela não foram punidos não é fácil. Acho que o mínimo que eu e todas as mães que perderam seus maridos no acidente e filhos que ficaram sem pais merecem é uma punição justa.
Os pilotos, Joseph Lepore e Jan Paul Paladino, cometeram vários erros que levaram à colisão e devem ser responsabilizados. Em maio, eles foram condenados a quatro anos e quatro meses em regime semiaberto, com substituição de pena por serviços comunitários.
Quando a Luiza crescer, como vou explicar o que aconteceu com os responsáveis pela morte do pai? Espero falar no próximo Dia dos Pais que os culpados pagaram pelos erros cometidos.
Um feliz Dia dos Pais para todos e não se esqueçam de aproveitar sua família, pois nunca sabemos o que acontecerá no dia seguinte.



***


E, enquanto isso, os "pilotos" aproveitam a vida... afinal, só se vive uma vez.






Nenhum comentário:

Postar um comentário